Notícias > Petróleo, exportações russas e previsões do USDA condicionam mercado mundial de trigo
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Petróleo, exportações russas e previsões do USDA condicionam mercado mundial de trigo

O mercado internacional de cereais está pendente de que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos publique as suas informações de previsões de colheita.

 

Os receios da seca nos Estados Unidos da América (EUA) e a sua estimativa para uma menor superfície de culturas teve reflexos nas cotações de início da semana, tal como a boa saída de Inverno do trigo da União Europeia.

 

Outros factores também a ter em conta são as colheitas no hemisférios sul re as exportações russas de trigo, de acordo com a avaliação de Toño Catón, director de Culturas Arvenses de Cooperativas Agroalimentarias.

 

Na Rússia, a subida do preço do petróleo, embora ajude a sua economia também voltou a fortalecer o rublo, reduzindo a competitividade das suas exportações no mercado internacional onde se comercializa em dólares. A SovEcon, importante consultora russa, já alterou em baixa a sua estimativa de exportação para 25,6 milhões de toneladas, cinco por cento abaixo da sua anterior estimativa. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) também desceu as suas previsões de Fevereiro de 28,5 milhões de toneladas frente a 29 milhões previstas em Janeiro.

 

O sector dos cereais vê com muitos receios que a revisão em baixa do crescimento chinês provoque um excesso de oferta de petróleo. O presidente Putin poderá aproveita a subida do preço do petróleo e não cumprir o pacto de redução de extracção. O norte de África e a sua escalada de conflitos deu na sexta-feira passada outro empurrão aos preços.

 

Por outro lado, o Ministério da Agricultura australiano anunciou exportações recorde de trigo, até 22,8 milhões de toneladas, devido à abundante colheita de 35 milhões de toneladas e uma forte procura por parte da Índia.

 

Fonte: Agrodigital

 
 
08-03-2017
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares