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  Brasil estuda acesso ao mercado Russo


No final de julho, a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) divulgou um relatório das oportunidades que exportadores brasileiros podem ter no mercado russo, que é composto por quase 150 milhões de pessoas. Apesar de a regulamentação do mercado de frutas ser um pouco complicada na Rússia (como o requerimento de documentos na língua do país), pode ser vantajoso explorar esse mercado.

Desde o embargo que a Rússia impôs (em agosto de 2014) sobre a União Europeia, o país não conseguiu reestruturar completamente a questão da importação de frutas. Assim, desde então, o consumo russo de frutas recuou, tendo em vista que a baixa oferta fez com que os preços se elevassem muito por lá. Esse cenário foi agravado pela redução na renda do consumidor, devido a problemas político-económicos.

Assim, após o embargo, os cinco principais fornecedores de frutas da Rússia são Equador, Turquia, China, Marrocos e África do Sul, e as principais frutas compradas são cítricos, banana, maçã, pera, uva, damascos, cerejas, pêssegos e ameixas. Em 2015, o Brasil representava 1% do valor total importado pela Rússia.

Vale ressaltar que boa parte das frutas que a Rússia compra é reexportada aos países vizinhos (Bielorrússia, Ucrânia, Cazaquistão, Mongólia e Lituânia, com os quais ainda tem livre comércio). O país ainda exporta alguns produtos locais. Mas a produção interna é baixa: cerca de 3,4 milhões de toneladas, volume que abastece somente 27% do mercado interno Russo. A maior parte da produção é de maçãs, sendo que 70% destas são destinadas ao processamento.

Para 2017, prevê-se um aumento na procura com a melhoria na economia local, o que pode ser favorável aos países fornecedores, já que as importações devem seguir em alta para abastecimento. A expectativa, prevista no relatório, é de uma taxa anual de 2,4% até 2019. As principais frutas procuradas pelos Russos continuarão a ser bananas, maçãs, cítricos (essas três primeiras em maior volume devido aos preços mais atrativos e à popularidade), melões, melancias, peras, frutas vermelhas e limões.

O relatório está disponível no seguinte link:

http://www.apexbrasil.com.br/Content/Imagens/2a6b8efc-be7f-439f-b23d-9a73a63df9ad.pdf



Fonte:  HF Brasil / Apex-Brasil

 
 
10-08-2017
       
 
   
 
 
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