Notícias > Carta de Lisboa para o Fortalecimento da Agricultura Familiar
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Carta de Lisboa para o Fortalecimento da Agricultura Familiar


Decorreu em 6 de fevereiro nas instalações do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, em Lisboa, a Cimeira de Ministros da Agricultura da CPLP.

Durante a Cimeira, presidida pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, estiveram representadas ao mais alto nível as delegações oficiais de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, bem como da FAO (Food and Agriculture Organization) e da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), tendo sido aprovada a “Carta de Lisboa pelo Fortalecimento da Agricultura Familiar”.

A Carta de Lisboa tem como objetivo principal reconhecer a importância da Agricultura Familiar e reforçar o compromisso dos estados-membros da CPLP com a implementação de políticas e de estratégias tendentes a reduzir as desigualdades.

A assinatura da Carta constituiu o ponto alto da Reunião de Alto Nível sobre Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável na CPLP (RANAF) organizada pelo Governo Português em parceria com a CPLP e com o apoio da FAO.

A iniciativa, decorrida de 5 a 7 de fevereiro na Fundação Calouste Gulbenkian, e que contou com a presença das delegações dos países da CPLP e de diversas instituições, das quais se destacam a FAO e o FIDA - Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, concentrou em Lisboa os representantes de 17 milhões de agricultores familiares e de 500 organizações da sociedade civil, para além dos representantes do setor agroindustrial, do ensino superior e das entidades ligadas à investigação. 






Fonte: GPP

 
 
12-02-2018
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares