Notícias > Confirmado novo foco de Xylella em Alicante apenas em amendoeiras em Espanha
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Confirmado novo foco de Xylella em Alicante apenas em amendoeiras em Espanha


As autoridades espanholas informaram, no passado dia 19 de Fevereiro, as organizações agrárias e cooperativas da Comunidade Valenciana da aparição de um sexto foco de Xylella fastidiosa na província de Alicante, e de novo apenas em amendoeiras. A solução avançada passa pelo arranque de 35.000 árvores, ou seja, 25% do cultivo.

As análises positivas à doença que começou por dizimar olivais encontram-se dentro da acual zona demarcada, são da mesma subespécie múltiplex e voltam a aparecer em plantações adultas de amendoeiras. Detetaram-se 47 parcelas com amendoeiras infetadas em Alcalalí, Altea, Balones, Benigembla, Benimassot, Benissa, Calp, Facheca, Gata de Gorgos, Llíber, Parcent, Quatretondeta, Senija, Tàrbena, Vall d’Alcalà e Xaló.


Análises

As autoridades informaram os agricultores de que na Comunidade Valenciana, para a análise de Xylella fastidiosa se tiveram em conta, no total, 11.784 amostras, com 5.887 resultados negativos e 176 positivos, procedentes de 153 parcelas de cultivo de amendoeira, as restantes estão pendentes de resultados.

Das 11.784 amostras, 2.911 são provenientes de viveiros e/ou centros de jardinagem, 7.680 de plantações regulares, 828 do meio natural e outros, e 365 de parques e jardins.


Agricultores contra

As associações de agricultores já reagiram dizendo que o Ministério da Agricultura está a atuar “como uma galinha sem cabeça” na sua luta contra a Xylella, ao mesmo tempo que criticam que arrancar 35.000 amendoeiras não vai acabar com a praga e sim com 25% da cultura naquela província espanhola.

Os agricultores queixam-se de que não se podem arrancar 35.000 árvores sem se saber o verdadeiro alcance da praga, uma vez que de 12.000 amostras não se chegaram a analisar sequer 8.000, e afirmam que a bactéria está localizada.





Fonte: Agricultura e Mar Actual

 
 
21-02-2018
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares