Notícias > Brasil aumenta venda de sumo de laranja para seus principais mercados
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Brasil aumenta venda de sumo de laranja para seus principais mercados


Embarques cresceram 42% para os Estados Unidos e 18,6% à União Europeia em 8 meses na safra 2017/2018


Entre julho do ano passado e fevereiro deste ano o total exportado atingiu 745.238 toneladas, ante 605.498 toneladas em igual período da safra 2016/2017. A receita brasileira com as exportações totais de sumo saltou 24,2% entre os mesmos períodos - de US$ 1,091 bilião para US$ 1,355 bilião. O principal motivo para o crescimento das vendas externas é o aumento da oferta de laranja no mercado nacional, de 62% entre as safras.

O levantamento, divulgado pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) a partir dos dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil (MDIC), considera a soma dos volumes de sumo de laranja concentrado e congelado (FCOJ) e do sumo fresco, ou não concentrado e congelado (NFC). O volume de NFC, que é seis vezes maior, é transformado no equivalente em FCOJ e somado ao do concentrado no total divulgado.


O volume vendido nos oito primeiros meses da safra 2017/2018 para a União Europeia, destino de 70% do sumo de laranja brasileiro, atingiu 450.967 toneladas ante 380.199 toneladas de FCOJ equivalente no período anterior. Se no volume exportado a alta foi de 18,6%, a receita entre os períodos variou 18,8%, de US$ 686,6 milhões para US$ 815,4 milhões.






Fonte: Globo Rural

 
 
14-03-2018
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares