Notícias > Às portas de Portugal. Xylella fastidiosa chega às amendoeiras de Andaluzia
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Às portas de Portugal. Xylella fastidiosa chega às amendoeiras de Andaluzia


A bactéria Xylella fastidiosa continua a avançar em direção a Portugal. Na semana passada foi detetada na comunidade espanhola de Madrid. Agora foi confirmado o primeiro caso na comunidade andaluza, em três amendoeiras num viveiro de El Ejido (Almería).

No entanto, as autoridades espanholas garantem que se trata de um caso isolado e não de um foco da doença.

Segundo declarações da Junta da Andaluzia, este será “um caso isolado em que as plantas foram infetadas pelo mesmo inseto vetor”. Rodrigo Sánchez Haro, titular da pasta da Agricultura da Junta, tranquilizou os agricultores e explicou que foram feitas várias análises estudando 356 plantas no viveiro em questão e que todas deram resultado negativo.

Aquele responsável insistiu que não se trata de um foco, mas sim de um caso isolado, ao mesmo tempo que manifestou que a Junta está a trabalhar com o Ministério da Agricultura para estabelecer as medidas fitossanitárias oportunas e definir o valor das indemnizações.

A reação das organizações agrícolas foi imediata. A UPA Jaén, nas palavras do seu secretário-geral, Cristóbal Cano, afirmou que embora os olivicultores estejam preocupados, “não podem cair no alarmismo”. Refira-se que a região de Jaén é uma das maiores produtoras de azeite da Península Ibéria.

Por sua vez, o responsável pela cultura de olival da COAG Andaluzia, Juan Luis Ávila, explicou que “as medidas tomadas até agora, centradas na eliminação das árvores afetadas, não serviu para evitar o avanço da bactéria. Por isso, pensamos que a luta tem que se ampliar e dirigir-se para os vetores além das árvores afetadas”.

Ver também:

Sintomas suspeitos de Xylella? Contacte de imediato a sua Direcção Regional de Agricultura







Fonte: Agricultura e Mar Actual

 
 
19-04-2018
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares