Notícias > Portugal tem o maior consumo de vinho per capita do mundo
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Portugal tem o maior consumo de vinho per capita do mundo


Cada português consome, em média, mais de 51 litros de vinho por ano, o que faz do país o maior consumidor de vinho per capita do mundo. Os dados são da Organização Internacional da Vinha e Vinho (OIV) e revelam que nas exportações de vinho quem lidera são os espanhóis, cujo consumo de vinho per capita é metade do consumido em terras lusitanas (25 litros por pessoa por ano)

A OIV indica ainda que em 2017, a nível mundial, o consumo de vinho fixou-se nos 243 milhões de hectolitros, mais um milhão do que no ano anterior. Os Estados Unidos da América lideram no consumo total de vinho, com 32,6 milhões de hectolitros, seguindo-se França (27 milhões), Itália (22,6 milhões) e Alemanha (20,2 milhões). Já Portugal registou um consumo total de vinho de 4,5 milhões de hectolitros em 2017.

Do lado da produção porém os números têm estado em queda: em 2017, foram produzidos 250 milhões de hectolitros de vinho, uma quebra de 8,6% face ao ano anterior que, segundo a OIV, está relacionada com as “condições atmosféricas adversas”.

Itália, França, Espanha e EUA produziram cerca de metade do total de vinho produzido no mundo no ano passado, com Itália a liderar o ranking com um total de 42,5 milhões de hectolitros produzidos e Portugal na 11ª posição com a produção de 6,6 milhões de hectolitros de vinho.

Importa ainda referir que, de acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, Portugal foi o 9º maior exportador de vinho em 2017, com 3 milhões de hectolitros vendidos, um valor que representa um aumento face a 2016, ano em que Portugal vendeu 2,8 milhões de hectolitros.






Fonte: Vida Rural

 
 
07-05-2018
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares