Notícias > INE publica boletim sobre previsões agrícolas 2018 e dados 2017
  Voltar Imprimir
 

 

 
  INE publica boletim sobre previsões agrícolas 2018 e dados 2017


As previsões agrícolas publicadas pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) de maio de 2018 apontam para aumentos de produtividade nos cereais de outono/inverno face à campanha anterior, devido às disponibilidades hídricas e nutricionais, com as searas a apresentarem povoamentos homogéneos e espigas bem desenvolvidas.

Para as áreas instaladas, com destaque para o tomate para a indústria, com -25 por cento, prevêem-se diminuições devido, essencialmente, às consequências do constante agravamento dos problemas fitossanitários, sobretudo na campanha anterior.

No que diz respeito à cereja, o INE adianta que a floração/vingamento das variedades precoces realizou-se em condições climáticas pouco favoráveis, prevendo-se em geral uma redução de cinco por cento no rendimento unitário.

No mês de março de 2018, o peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo foi de 39.244 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 1,1 por cento, com um maior volume de abate de bovinos, de mais 5,7 por cento; ovinos, mais 134,9 por cento e caprinos, mais 164,6 por cento.

O volume de produção de frangos registou um total de 26.692 toneladas, o que representou um decréscimo de 3,0 por cento. A produção de ovos para consumo assinalou um aumento de 0,5 por cento, com 9.152 toneladas produzidas.

A recolha de leite de vaca foi de 168,7 mil toneladas, o que significa um acréscimo de 0,2 por cento, com uma produção total de laticínios superior à do mês homólogo em 3,6 por cento, devido a um maior volume dos principais produtos lácteos, ou seja, do leite para consumo, com mais 2,5 por cento e dos leites acidificados, com mais 9,7 por cento.

Quanto aos preços e índices de preços agrícolas, em abril de 2018, as maiores variações em módulo no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas nos ovinos e caprinos, mais 15,3 por cento, nos produtos hortícolas frescos, mais 8,1 por cento, na batata, -48,7 por cento e nos suínos, -7,6 por cento, segundo o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do Instituto Nacional de Estatísticas, de 30 de abril.






Fonte: Agrotec

 
 
23-05-2018
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares