Notícias > Índice de preços de ovinos e caprinos no produtor cresce 15,3%
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Índice de preços de ovinos e caprinos no produtor cresce 15,3%


Em Abril de 2018 observou-se uma variação positiva no índice de preços de produtos agrícolas no produtor, de ovinos e caprinos (+15,3%), hortícolas frescos (+8,1%), bovinos (+3,3%) e ovos (+1,1%), revela o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de Maio de 2018 do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em comparação com o mesmo período do ano anterior assistiu-se a um decréscimo no índice de preços da batata (-48,7%), suínos (-7,6%), azeite a granel (-5,1%), plantas e flores (-4,8%), frutos (-3,9%) e aves de capoeira (-0,8%).


Hortícolas crescem

Em relação ao mês anterior verificou-se um acréscimo no índice de preços dos hortícolas frescos (+15,8%), da batata (+2,5%), suínos (+1,2%), frutos (+1,0%) e bovinos (+0,1%) e uma redução no índice de preços dos ovos (-14,2%), plantas e flores (-12,9%), azeite a granel (-3,3%), aves de capoeira (-1,3%) e ovinos e caprinos (-1,2%).


Preços dos meios de produção

Adiantam os técnicos do INE que, em Dezembro de 2017, assistiu-se a um decréscimo de 1,6% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente, causado, principalmente, pela evolução do índice de preços das sementes (-5,4%), alimentos para animais (-4,2%) e manutenção e materiais (-3,5%).

Em comparação com o mês anterior verificou-se uma variação positiva de 0,5% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente, devida, sobretudo, ao crescimento do índice de preços dos alimentos para animais (+1,0%).

No índice de preços dos bens e serviços de investimento registou-se uma variação de +1,6%, causada, principalmente, pelo acréscimo do índice de preços das máquinas e materiais para colheita (+3,0%) e motocultivadores e outro material de duas rodas (+2,6%); em relação ao mês anterior não foi observada qualquer variação.

Nos bens e serviços de consumo corrente utilizados na atividade agrícola destacou-se o índice de preços da energia e lubrificantes, que registou variações positivas de 3,9% e 0,5% em relação ao mês homólogo e ao mês anterior, respetivamente.






Fonte: Agricultura e Mar Actual

 
 
04-06-2018
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares