Notícias > Portugal regista maior quebra das vendas a retalho da UE em Abril
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Portugal regista maior quebra das vendas a retalho da UE em Abril


Depois de um Março forte, o volume de negócios no comércio a retalho em Portugal caiu 4,1% em Abril, o pior desempenho entre todos os países da União Europeia.

As vendas a retalho em Portugal desceram 4,1%, em Abril, face ao mês anterior, o que representa a maior descida entre todos os países da União Europeia, mostram os dados revelados ontem, 5 de Junho, pelo Eurostat.

Esta evolução compara com as subidas de 0,1% na Zona Euro e 0,4% na União Europeia, que em ambas as regiões foram impulsionadas sobretudo pelas vendas de produtos não alimentares, já que o volume de negócios no grupo de "alimentos, bebidas e tabaco" decresceu face a Março.

Nesse mês, contudo, Portugal teve um desempenho muito superior à média do euro, com as vendas a aumentarem 1,8%, quando na Zona Euro e na UE a subida foi inferior a 0,5%.

Em Abril, Portugal liderou as descidas neste indicador juntamente com a Eslovénia (-2%) e a Estónia (-1,8%), enquanto no pólo oposto se encontram a Alemanha (2,3%) e a Roménia (1,7%) com os maiores crescimentos.

Também na comparação homóloga, Portugal registou um dos piores desempenhos entre os congéneres da União Europeia, com o volume de negócios no comércio a retalho a descer 1,2% face ao mesmo mês do ano passado. Esta quebra acontece depois de cinco meses consecutivos de crescimentos homólogos acima de 4,5%.

Tanto na Zona Euro como na União Europeia, as vendas a retalho aumentaram 1,7%, em termos homólogos, o que na região da moeda única representa uma aceleração face a Março (1,5%) e no bloco regional um abrandamento relativamente ao mês anterior (2,3%).

Além de Portugal, só a Bélgica (-1,5%), Malta (-3,1%) e a Eslovénia (-1,2%) registaram decréscimos.






Fonte: Anilact / Jornal de Negócios

 
 
06-06-2018
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares